Como adicionar o seu site aos motores de busca e receber visitas adicionais ?

Optimização de Motores de Busca

 

A parte mais importante de ter um negócio online seja em que niche de mercado for é receber visitas e ocnseguir converter esse tráfego em vendas ou potenciais clientes. No mundo do marketing digital cada visita vale ouro e uma das melhores formas de conseguir esse tráfego é através de uma técnica demoninada por SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização de Motores de Busca em português. Para que o seu site ganhe visibilidade através do SEO é importante que tenha em consideração um número de guidelines impostas pela google para que possa adquirir bons resultados a longo prazo. Muita da optimização necessária para rankar um site passa por pequenos pormenores na estruturação do mesmo; é de salientar que existem vários tipos de SEO, “Black Hat Seo”,  “Gray Hat Seo” e “White Hat Seo”.

 

  • Black Hat SEO – Este tipo de técnicas não são recomendadas pois baseiam-se em tentar “enganar” o google e na maioria das vezes acabam por penalizar o seu site e o seu negócio.
  • Gray Hat SEO – Este tipo de estratégia fica no meio entre o white hat e o black hat mas continua a ser pouco recomendada porque não segue totalmente as guidelines do GOOGLE no que toca a SEO. Pode acabar com o seu site penalizado ou até totalmente removido dos motores de busca e do index do google.
  • White Hat SEO – É aqui que a maioria do seu esforço deve ser colocado. Este tipo de estatégia segue com rigor as estipulaçoes e regras dos motores de busca. Muita desta estratégia passa pela criação de um site autoritário num niche específico, com conteúdo de qualidade escrito para os users e não para os crawlers (bots dos motores de busca). Se seguir este caminho e trabalhar afincadamente no seu website seguindo esta filosofia terá resultados duradoros mais cedo ou mais tarde.

 

Factores que influenciam os rankings do seu website

Existem vários factores que irão influenciar o posiconamento nos motores de busca do seu site ou blog. Para que consiga alcançar os seus objectivos é recomendado que não tente qualquer tipo de esquemas que tentem manipular artificialmente o algoritmo do google.

 

Off-Site SEO:

 

  • BackLinks – Backlinks continuam a ser o factor mais importante quando se tem em mente rankar um novo website. Os backlinks devem ser relevantes e vindos de sites com autoritários ou com pagerank elevado. Muitas das estratégias de SEO pouco recomendadas tentam abusar deste sistema e “fabricam” milhares de links num curto espaço de tempo de forma a subir de posição rápidamente nos moteres de busca.

 

On-Site SEO:

 

  • Conteúdo – O conteúdo é um factor imprescindivel para quem deseja ter um bom posicionamento no google, bing ou yahoo durante longos períodos de tempo. Quem segue as indicações do google só terá que se preocupar em grande parte com a construção de um site que contribua para a internet e ofereça aos users a informação pretendida.

 

  • Interlinking – Este é um aspecto muito útil que muitos webmasters não têm em consideração ou desconhecem por completo. Sites externos não são o único sitio onde pode conseguir backlinks. Em cada artigo do seu website pode fazer referência a artigos mais antigos relacionados de forma a fazer um interlinking relevante e mais backlinks de qualidade. EX: Suponha que criou um artigo novo a falar sobre chuteiras de fútebol e tem um artigo mais antigo em que fala sobre o Cristiano Ronaldo, pode fazer referência neste novo artigo às chuteiras que o cristiano Ronaldo usa criando um backlink do novo artigo para o artigo mais antigo com o anchor text “Cristiano Ronaldo”. Deste modo estará a dar mais “potência” aos seus artigos e a ajudar o seu site a ganhar mais autoridade.