wordpress-em português

São muitas as vantagens de utilizar o wordpress no seu site. O wordpress é a maior plataforma de blogging (e não só) do mundo e actualmente é utilizada por milhoes de pessoas. Este tutorial serve apenas para uma instalação normal de um simples blog wordpress em um servidor que já esteja preparado para a sua instalação – a maior parte dos servicos de alojamento partilhados já estão preparados para a instalação do wordpress mas é sempre bom confirmar com a empresa que lhe fornece o alojamento web.

A maior parte das empresas já sabe que o que é preciso para instalar o wordpress, visto que é a mais utilizada plataforma do mundo, por isso basta dizer que pretende instalar o wordpress e certamente que eles saberam quais são os requecitos minimos. São só 3 os requecitos minimos para a instalação do wordpress:

PHP 5.2.4, MySQL 5.0 e “mod_rewrite apache”

Para instalar o wordpress no seu servidor irá precisar de um editor de texto, um programa de acesso ao FTP e um navegador web.

Se pretende instalar o wordpress em ingles visite este link (https://wordpress.org/download/), se pretende instalar o wordpress em português visite este link (https://pt.wordpress.org/). O proximo passo é fazer download dos respectivo ficheiro RAR para o seu ambiente de trabalho.

Entre no painel de controlo do seu servidor e crie uma base de dados para a sua nova instalação do wordpress, assim como um user e uma palavra-chave para o mesmo. Não se esqueça de dar todos os privilegios para aceder e modificar a base de dados para que a instalação seja feita sem problemas.

Como instalar o WordPress

Agora precisa de um programa para aceder ao seu servidor através da ligação FTP. Pode aceder atraves do painel de controlo directamente mas é recomendavel um programa como por exemplo: Filezilla. Entre no site oficial do filezilla, descarregue o ficheiro executavel e instale o programa. De seguida abra o Filezilla e conecte-se com o seu servidor (IP, user e palavra-chave). Transfira a pasta do wordpress para o respectivo sitio onde pretende instalar o wordpress. Na maior parte das vezes a instalação é feita para a raiz do site. Mas se pretender instalar o wordpress numa sub pagina como por exemplo www.dominio.pt/wordpress basta criar uma pasta com o nome “wordpress” e transferir os ficheiros do wordpress para dentro dessa pasta.

Por ultimo, navegue para a pasta respectiva do wordpress e encontre o ficheiro “wp-config-sample.php” , abra o ficheiro com o bloco de notas e edite-o com os dados da base de dados que criou há um minuto. Por ultimo, guarde o ficheiro com o nome wp-config.php e remova o outro. O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas pelas empresas de SEO portuguesas pelo facto de ser fácil de instalar e de gerir e ter à sua disposição um elevado número de plugins que facilitam em muito o trabalho de optimizar o website.

À partida a instalação já está feita e não é preciso fazer mais nada. Muito simples e só demora uns minutos!

Certifique-se que a base de dados foi bem criada, provavelmente é o passo mais dificil de fazer. Se não tem a certeza como se faz o melhor mesmo é pedir ao serviço de alojamento que está a usar.