Os smartwatches não são baratos, por isso é crucial escolher o adequado. Antes de gastar centenas de euros num novo dispositivo, pondera como pretendes usar o teu smartwatch. Por exemplo, procuras um relógio que te auxilie no treino para a tua próxima corrida? Ou estás apenas interessado em cumprir o teu objetivo de passos diários e receber notificações no teu pulso? A maioria das pessoas provavelmente encontra-se algures no meio destas opções.
A boa notícia é que podes reduzir as tuas opções a apenas três perguntas. Utilizas um iPhone ou um dispositivo Android? Quanto estás disposto a gastar? E de que forma planeias utilizá-lo?
Também deves considerar o conforto, tamanho e estilo. Afinal, um smartwatch não é muito útil se não te sentires confortável a usá-lo. O conforto é especialmente importante se procuras um smartwatch para utilizar como monitorizador de sono.
Os primeiros smartwatches eram volumosos, caros e limitados em funcionalidades, mas atualmente existem várias opções valiosas no mercado. Os melhores smartwatches modernos equilibram habilmente um design de qualidade, monitorização de saúde e atividade física, juntamente com funcionalidades inteligentes que aliviam parte do peso do teu telemóvel. Normalmente, os preços variam entre os 200 e 1000 euros, dependendo das tuas necessidades, mas os preços sempre irão variar conforme a marca.
Tens um iPhone ou um dispositivo Android?
Responder a esta pergunta irá determinar quais opções estão disponíveis. Marcas como Fitbit, Garmin, Withings, Fossil e Michael Kors fabricam smartwatches compatíveis tanto com iPhones como com dispositivos Android. No entanto, algumas das nossas melhores escolhas são apenas compatíveis com uma plataforma ou outra.
O Apple Watch só funciona com o iPhone, enquanto o Samsung Galaxy Watch 5 e o Google Pixel Watch são apenas compatíveis com dispositivos Android. Se estiveres a considerar o Galaxy Watch 5, sabe que a funcionalidade de ECG só é suportada nos dispositivos Galaxy da Samsung, a menos que instales manualmente a aplicação Samsung Health Monitor num telefone não-Galaxy.
Quanto estás disposto a gastar?
Tem em consideração o teu orçamento. Os smartwatches estão disponíveis em várias faixas de preço diferentes, e encontrar o que é adequado para ti depende do teu orçamento e do que procuras num smartwatch.
A maioria dos smartwatches mainstream situa-se na faixa dos 300 a 400 euros, embora possas pagar um preço mais elevado por extras como conectividade LTE ou um acabamento mais elegante. Estes relógios fornecem ferramentas de monitorização da saúde, acompanhamento de atividade física e podem replicar algumas das funcionalidades do teu telemóvel. São a escolha certa se procuras uma experiência completa, especialmente no que diz respeito à saúde e bem-estar. O Apple Watch Series 8, o Fitbit Sense 2, o Google Pixel Watch e o Samsung Galaxy Watch 5 enquadram-se nesta categoria.
Aqui estão alguns exemplos de funcionalidades que encontrarás nos smartwatches desta faixa de preço.
Quais são as características dos melhores SmartWatches ?
- Muitas opções de modos de exercício
- Monitorização do sono (duração do sono, fases do sono, etc.)
- GPS integrado para o acompanhamento de corridas ao ar livre
- Capacidade para ver (e, em muitos casos, responder a) mensagens do teu telemóvel
- Capacidade para receber chamadas no teu pulso
- LTE opcional
- Assistentes de voz (Siri, Alexa, Google Assistant)
- Monitorização de saturação de oxigénio no sangue
- Monitorização da frequência cardíaca
- Aplicação de ECG
- Leituras de temperatura
- Ecrã sempre ativo (mantém o ecrã ligado mesmo quando o relógio está inativo) Temporizadores, alarmes e lembretes
- Notificações de aplicações do teu telemóvel
- Aplicações de terceiros
- Armazenamento interno para música
- Pagamentos móveis
O seu orçamento vai ser a grande barreira para a escolha de um SmartWatch de qualidade
As funcionalidades irão variar dependendo do modelo, mas este é o pacote geral que podes esperar dos relógios nessa faixa de preço. Alguns relógios têm extras específicos também.
O Apple Watch Series 8, por exemplo, com o preço de 399 euros, tem deteção de acidentes de carro e um chip de banda ultralarga que deve melhorar a sua funcionalidade como chave digital para o teu carro e casa. O Fitbit Sense 2, com o valor de 299 euros, possui sensores capazes de monitorizar passivamente sinais de stress, enquanto o Samsung Galaxy Watch 5, a 279 euros, pode medir a composição corporal.
O Garmin Forerunner 255, custando 349 euros, tem um foco maior em atividades físicas, com programas integrados para treinos de triatlo e duatlo. Os relógios da Fitbit e da Garmin também geralmente se destacam na vida útil da bateria em comparação com os relógios da Apple, Google e Samsung. Estes últimos, no entanto, oferecem uma seleção mais ampla de aplicações de terceiros.