Os 6 melhores plugins de WordPress para Optimização de Motores de Busca

plugins para wordpress

 

Depois de ter instalado o WordPress e de ter abordado os aspectos básicos de melhoramento do SEO (optmização de otores de busca)  e a experiência do usuário no WordPress, esta na altura de aprofundar um pouco mais. Existe uma variedade de ótimos plugins capazes de ajudar o seu site de WordPress no que diz respeito ao SEO e Usabilidade. Temos aqui 6 ótimos plugins, dos quais a maioria são gratuitos. Se nunca instalou o WordPress no seu servidor siga o nosso guia de como instalar o WordPress usando FTP.

 

1. WordPress SEO by Yoast

Faça o download deste plugin agora e use o plugin em todos os seus sites. Este plugin, na minha opinião, é tão importante quanto a instalação do WordPress. É também extremamente fácil de usar.

E se ainda nao usou certefique-se de que usa o Yoast’s Google Analytics plugin.

2. Simple URLs

Este plugin é fantástico. Consegue visualizar links outbound e tem absoluto controle destes no Painel do WordPress. Se adicionar Disallow: /go/ dentro do ficheiro robots.txt isto impede o autorithy de passar através do link.

Pode usar este plugin para controlar este tipo de links outbound. Por exemplo, se tiver algum tipo de links de afiliado no seu site, pode calcular a taxa de conversão a partir do número de clicks e do número de pessoas que compraram algo a através o seu link de afiliado.

3. RB Internal Links

Embora este plugin não seja atualizado há mais de dois anos, deve ser incluído em cada instalação do WordPress. Este plugin ajuda com linking interno.

RB Internal Links, é fantástico porque usa o ID dos posts para linkar internamente em vez de usar o URL por si só.
Isto significa que se quiser alterar o URL de uma página ou de um post, assim o URL sera atualizado dinamicamente.

Isto impede o risco de páginas internal 404 que pode afectar o SEO das páginas internas, como tambem assegura de que nenhum visitante chega a uma página que não existe.

4. NextGen Gallery and Lightbox Plus:

Estes dois plugins fundiram-se num só porque funcionam em conjunto. Lightbox Plus usa o Colorbox – um script leve de galeria de imagens jQuery que é o mais adequado em termos de performance e não prejudica no SEO on-page. Embora o Lightbox seja incluido como opção dentro do NextGen, Lightbox Plus oferece mais algumas opções.

NextGen como um plugin, é tudo o que precisa na gerência de galerias de imagens. Pode defenir várias opções, como por exemplo os titulos das imagens, os alt tags, que resolver qualquer problema de SEO nas imagens.

5. Widget Logic

Este plugin funciona especificamente com os seus widgets. Quando instalado, aparece uma opção extra em cada um dos seus widgets, onde pode defenir exatamente onde é que esse widget pode/ou não pode aparacer. É uma otima opcão quando se pretende controlar que conteúdos aparecem em cada secção do site.

Se usar este plugin certefique-se de que esta confiante o suficiente em utilizar codigo PHP porque o uso incorreto pode levar a potenciais problemas.

6. W3 Total Cache

O W3 Total Cache é o plugin de caching mais poderoso e compreensivo existente. Este plugin gere tudo desde, combine, e minification para ambos CSS e JS para HTML linebreak e comment remova, disk caching, browser caching e muito mais.

É útil para testar quaisquer tipo de settings para se certificar de que nao existem problemas quando for ativado e implementado, mas na maior parte das vezes o W3 funciona bem com a instalação do WordPress.